Carregando...
Presente em pessoas acima dos 50 anos, a catarata é um processo natural do envelhecimento. É a perda da transparência de uma lente que fica atrás da íris, chamada de cristalino. O cristalino é responsável por focalizar objetos em diversas distâncias e deixar a imagem nítida.
O envelhecimento é a causa mais comum da Catarata, porém, fatores como hereditariedade, traumas oculares, diabetes e uso de corticoides, também podem causar a doença.
Congênita: é a opacidade do cristalino desde o nascimento. Acontece quando a mãe tem alguma doença que atinge o feto durante a gravidez.
Senil: é a mais comum. Ocorre pelo processo natural de envelhecimento, podendo ocorrer a partir dos 50 anos de idade.
Traumática: é provocada por acidentes que lesionam o olho.
Ocasionada por medicamentos: o uso prologando e excessivo de corticoide (via oral, nasal ou colírio), pode causar catarata de progresso rápido.
A catarata está entre as principais causas de cegueira do mundo, mas graças aos avanços tecnológicos, sua cura é possível. Segundo pesquisas, quem tem catarata e se submete a cirurgia vive mais. Fazer cirurgia de catarata gera independência, autoconfiança, otimismo e melhores condições emocionais.
Para o tratamento da catarata, o oftalmologista poderá receitar o uso de óculos, porém, o efeito é transitório. A solução definitiva está na cirurgia ocular, que envolve retirada do cristalino e implante de lente intraocular (LIO).