Carregando...
A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes da atualidade. A cirurgia consiste na retirada do cristalino (lente natural do olho), para implante de uma lente intraocular (LIO) – lente artificial que funciona como a lente natural (cristalino).
O cirurgião oftalmologista faz uma pequena incisão no olho e, em seguida, introduz o facoemulsificador. Sua ponteira metálica vibra em frequência ultrassônica, fragmentando o cristalino opaco em pedaços bem pequenos e os aspirando ao mesmo tempo.
Depois de remover o conteúdo do cristalino que perdeu a transparência, o oftalmologista o substitui por uma lente intraocular (LIO). Uma vez implantada, a lente não precisa ser trocada e a totalidade do grau do óculos pode ser corrigida. A lente é implantada através de uma pequena incisão.
Não havendo contraindicação, a cirurgia de catarata é indicada para todos os estágios da doença. Quanto mais cedo ela for descoberta, mais rápida será a recuperação e menores serão as chances de complicação durante o procedimento cirúrgico.
Esta cirurgia é indolor, realizada com anestesia local.
A cirurgia de catarata dura em média 15 minutos.