Carregando...
As doenças dos olhos e do sistema visual podem deixar sequelas que variam desde uma discreta diminuição da acuidade visual até a perda total da visão. Elas podem ser as doenças refrativas (miopia, hipermetropia e astigmatismo, por exemplo), o estrabismo, o glaucoma, a catarata, o ceratocone e muitas outras.
As informações sobre as doenças oculares e seus tratamentos aqui relatados têm apenas caráter instrutivo. Pessoas e pacientes devem discutir essas informações com seus médicos.
As definições foram elaboradas a partir de textos científicos e aspectos terapêuticos a partir de consenso da Clínica Carlos Grossi Oftalmologia. Tais informações não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou tratamentos sem orientação especializada.
Em grande parte dos casos, o astigmatismo ocorre por causas hereditárias e pode estar associado a outras insuficiências visuais.
Conjuntivite é o nome dado à inflamação da conjuntiva (tecido que reveste o olho e as pálpebras internamente).
A degeneração macular relacionada à idade ocorre, geralmente, em pessoas com mais de 60 anos.
O descolamento de retina é uma doença ocular caracterizada pela separação da retina da parte mais interna do globo ocular.
A hipermetropia é caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos que estão próximos.
Popularmente conhecido por terçol, o hordéolo pode se manifestar de forma interna e externa
Miopia é uma ametropia caracterizada pela dificuldade de enxergar de longe. Isso acontece, pois nos olhos dos míopes o foco dos raios luminosos se forma antes da retina.
“Moscas volantes” são pontos ou manchas que parecem flutuar no campo de visão. Elas ocorrem devido a pequenas condensações no vítreo.
Olho seco é uma doença ocular ocasionada pela lubrificação inadequada da superfície dos olhos. Ocorre devido à má qualidade ou à quantidade insuficiente de lágrima.
Por volta dos 40 anos, é normal que as pessoas comecem a perder a capacidade visual de focalizar objetos próximos.
O pterígio é uma doença ocular caracterizada pelo aparecimento de uma membrana que invade a superfície do olho.
Retinopatia diabética é uma doença ocular caracterizada pela manifestação do diabetes nos vasos sanguíneos da retina.
Uveíte é uma doença ocular caracterizada pela inflamação ou infecção da úvea (conjunto de estruturas formado pela íris, corpo ciliar e coróide).